Corpo saudável e mente saudável - Exercite também sua mente para a vida


Quem disse que o cérebro não precisa de exercício para se manter ativo? Se nossos corpos precisam de exercícios para se manterem organizados e energizados o tempo todo, por que nossas mentes deveriam ser diferentes?

O cérebro também perde sua capacidade produtiva com o passar dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista americano Larry Katz, autor de Keeping the Brain Alive, cunhou o que chama de neurologia, a ginástica específica do cérebro.

A teoria de Katz baseia-se no argumento de que, assim como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e equilibrada, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. Muitas vezes não prestamos atenção ao que fazemos mecanicamente, então tendemos a esquecer as ações que realizamos logo depois.

"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente". 


Para o neurocientista da Unifesp Ivan Okamoto, esses exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter no dia a dia, porém, essas habilidades não têm nada a ver com memória.

"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica o especialista.

Como funciona a neuróbica?

A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo.

"São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável", explica Mariuza Pregnolato.

Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele fica, mas para isso você não precisa se matar em um teste de QI ou palavras cruzadas para obter um resultado satisfatório. "Essas atividades funcionam, mas a neurologia é mais simples. Em vez de se inscrever em super desafios de matemática e memorizar fórmulas, por que não fechar os olhos ou se vestir ao contrário?", aconselha o especialista. O objetivo da neurologia é mudar o comportamento rotineiro para "forçar" a memória. É por isso que é melhor virar a foto de cabeça para baixo para focar ou usar uma nova linha de trabalho.
 

O papel dos sentidos

Além dos "sentidos" emocionais e sociais, os programas de exercícios neurológicos usam várias combinações de sentidos — visão, olfato, tato, paladar e audição — para proporcionar experiências não convencionais ao cérebro.

"Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação", explica Mariuza.
Para estimular o paladar, uma dica bacana é fazer combinações gastronômicas inusitadas. Já pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado? 


21 dicas para você montar seu treino

O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:


  1. Use o relógio de pulso no braço direito;
  2. Ande pela casa de trás para frente;
  3. Vista-se de olhos fechados;
  4. Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
  5. Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 
  6. Veja as horas num espelho;
  7. Troque o mouse do computador de lado;
  8. Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;
  9. Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
  10. Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
  11. Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
  12. Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef;
  13. Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
  14. Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
  15. Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes;
  16. Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
  17. Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
  18. Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
  19. Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
  20. Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
  21. A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão? 

Hábitos saudáveis

Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.

"A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor", explica o especialista.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.