#ConsciênciaCorporal - Introdução a consciência corporal e sua relação com a dança


O que é a consciência corporal?


Tenho certeza que você já ouviu falar disso em algum lugar sobre a “consciência corporal”, mas não tem uma ideia clara do que isso significa. Mas o que exatamente é a consciência?

A consciência aqui referida é a capacidade de um indivíduo conhecer-se em sua condição física. Ou seja, você sabe exatamente o que é seu corpo e como ele é, além de suas habilidades em termos de movimento. Isso significa ir da simples curiosidade para explicações mais complexas.

Por exemplo

  • Você sabia que cada um tem o seu espaço pessoal, cujo nome é "cinesfera"?
  • Você se dá conta da responsabilidade que tem os seus pés em sua postura?
  • Você é capaz de entender porque o corpo fica limitado em sua atividade quanto estamos diante de alguma necessidade fisiológica, como fome ou sede?
  • Você é capaz de ler mensagens corporais suas e de pessoas próximas?
  • O que acontece com seus músculos quando você está tenso?
  • Que tipos de movimentos o seu corpo pode executar?

Qual a relação da Consciência Corporal com a Dança?

Tudo isso e muito mais você aprende numa aula de Consciência Corporal. É como se o nosso corpo fosse um sistema tecnológico de computador o qual você lerá a instrução de uso para melhor conhecê-lo e manipulá-lo, entendendo assim suas necessidades e evitando cometer erros.

Para isso, o profissional adequado lhe transmitirá conhecimentos e informações que abrangem as áreas da Anatomia, da Fisiologia, da Psicologia, Cinesiologia  aliadas à experimentação criativa do  movimento dançante e da sensibilidade musical.

Estudar as questões da consciência corporal acarreta para quem dança um maior controle dos movimentos e da sua performance corporal, além de melhorar sua sensibilidade e transmissão dos sentimentos que a coreografia ou dança quer transmitir enquanto artista na apresentação para seu público.

Conhecer seu corpo e a capacidade dele de se misturar em seu meio de interação trás para o dançarino(a) uma evolução enorme no aproveitamento dos movimentos que ganham maior profundidade.

Quanto maior a consciência corporal, melhor é desempenho do corpo e da mensagem que ele transmite através da dança.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.