Dança da Cadeira - Chair Dance saiba tudo sobre essa modalidade de dança


O Chair Dance ou "Dança da Cadeira" é uma modalidade de dança derivada do estilo Burlesque (ou Burlesco) caracteriza principalmente por performances femininas, com auxílio de uma cadeira, nas quais as dançarinas buscam encenar uma história.

Conheça a História

Não tem como falar de Chair Dance sem citar o burlesque que surgiu no século XVII nos teatros da Itália como uma forma de introdução cômica, crítica e humor´siticas das grandes obras clássicas. O estilo burlesco pode ser aplicado à literatura, à música, à dança e ao teatro, mas apesar de ter surgido na Itália, foi bastante popular em Londres entre 1830 a 1890 e chegou a ser a especialidade de teatros renomados como a Galety Theatre na Irlanda e o Royal Strand Theatre na cidade de Nova York. Posteriormente, no início do século XX, a Chair sobreviveu ao declínio das apresentações burlescas nos teatros, mas passou a ser associada com boates, casas de shows e cabarés, principalmente na França a partir de 1930.

Características de uma boa performance de Chair Dance:

- Expressividade corporal e gestual
- Valorização de sentimentos como a paixão, tristeza e sensualidade.
- Transmissão do sentimento que a performance propõe.
- Conexão com a música (instrumental e melódica)
- Qualidade e transição de movimentos.
- Figurino de acordo com a coreografia apresentada.
- Coreografias bem estruturadas com início, meio e fim.

Conheça os benefícios

- Melhora: A confiança, autoestima, atenção e concentração.
- Desenvolve: A expressão corporal, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e sensualidade.
- Combate: O estresse, tristeza e depressão.

Ao conhecer, praticar a divulgar uma modalidade da dança como a Chair Dance, além de estar desenvolvendo sua confiança, autoestima e essência feminina, você também está ajudando outras mulheres que precisam conhecer o poder transformador de uma atividade como a Chair Dance.

Duas sugestões de filmes para se inspirar:

1 - Burlesque

Sinopse: Ali (Christina Aguilera) deixou sua pequena cidade natal em busca do sucesso em Los Angeles. Logo ao chegar ela conhece a boate Burlesque, especializada em shows musicais de belas mulheres, que sempre se apresentam usando playback. O local é gerenciado por Tess (Cher), que nega uma chance a Ali. Ela insiste e consegue ser contratada como garçonete, graças à ajuda do balconista Jack (Cam Gigandet). Ali passa a acompanhar todos os shows, decorando as canções e coreografias. Quando Tess e seu braço-direito Sean (Stanley Tucci) realizam uma audição em busca de novas bailarinas, Ali aproveita a chance para mostrar do que é capaz.

2 - Moulin Rouge

Sinopse: Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.