Dança do Ventre com Serpentes.


A dança da serpente surgiu na Antiguidade, quando os povos em volta das fogueiras que iluminavam a escuridão, espantando o desconhecido, simulavam o serpenteado com o corpo, nas sombras. 
A serpente sempre foi um animal sagrado, simbolizando a sabedoria. Por causa disso, antigamente, as sacerdotisas dançavam com uma serpente de metal, muitas vezes de ouro.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Sendo a serpente um animal sagrado, as bailarinas nunca usavam uma de verdade, mas sim adornos que a representassem (é comum ver pulseiras, tiaras e anéis em forma de serpente) e movimentos que a imitassem.


A "Dança da Serpente" está ligada ao simbolismo do bem e do mal, o contraste entre o consciente e o inconsciente. Ela representa a força e o poder de domar as dificuldades da vida e manter o equilíbrio. Hoje em dia, muitas bailarinas dançam com serpentes de verdade. Isso aumenta o espetáculo da dança, porém deve ser considerado apenas como um show de variedades, pois nem nos primórdios da dança o animal era utilizado.


Desde aquela época, outra possibilidade de representar a serpente pode ser através de acessórios e outro adornos, além de movimentos ondulatórios de braço e tronco. Pode ser utilizado também na dança da serpente luvas que imitam serpentes e com roupas colantes com paetês que lembrem a pele da cobra.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.