Raqs El Sharq, Belly Dance ou Dança do Ventre?

Originalmente chamada de "Raqs El Sharq", que significa dança Oriental, a dança do ventre ou Belly Dance como é conhecida nos dias atuais, ganhou este nome em 1983. Neste ano, a bailarina Little Egypt fez uma apresentação de Raqs El Sharq em Chicago, nos Estados Unidos e impressionados com os movimentos sinuosos e por utilizar muito a região do quadril, eles resolveram nomear aquela arte vinda de países como o Egito, de Belly Dance.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
É difícil precisar em que momento exato da história do mundo a dança do ventre surgiu. Esta é uma dúvida que jamais será solucionada e por este motivo continuaremos trabalhando com hipóteses sobre como esta dança se originou e passou por tantos momentos da história mundial, em especial a dança, até chegar ao que assistimos hoje. Usando como berço o seu país de origem, o Egito, é possível dizer que a dança possa ter começado no período faraônico. Vale lembrar que existem civilizações ainda mais antigas do que essa e que possam ter influenciado no surgimento da dança do ventre, como por exemplo, a dança indiana e a dança turca.
Nossa história se inicia nos Templos Faraônicos onde os rituais aos deuses (politeismo) eram realizados dentro dos templos, por mulheres que executavam uma dança. Existem registros sobre isto nos papiros encontrados na região e neles podemos ver os desenhos de mulheres em posições que representam algum tipo de dança. Por não existir nenhum registro visual desta época, fica difícil imaginar como realmente essa dança era executada, qual era a técnica usada, e o que era necessário para se tornar uma bailarina dos templos.

Saindo do período faraônico entramos no período dos povos ciganos que vinham de todas as partes do Oriente. Este povo humilde, que são chamados no Egito de Gawazi, também deram sua contribuição na arte egípcia. Podemos dizer que foram estas ciganas que praticamente iniciaram a dança do ventre, pois assistindo a uma apresentação gawazi percebemos que muitos dos movimentos básicos ou principais da dança do ventre surgiram destas bailarinas. Claro que uma Gawazi ao dançar não tem uma preocupação coreográfica ou um vasto repertório de passos. Além de não contar com muito trabalho de braços e pés na meia ponta, caracterizando assim uma dança mais primitiva..
Esta dança ainda pode ser vista até hoje nos territórios mais afastados do Cairo ( Capital do Egito ) ou também em festivais de danças que contam com a participação de bailarinas gawazis que se apresentam profissionalmente na capital.


A partir dai, começaram a surgir as danças folclóricas que vinham de várias regiões do país. Muitas delas fazem parte até hoje do repertório de show de uma bailarina. Entre as mais conhecidas podemos citar a dança do bastão, também conhecida pelo nome de Tahbit. A dança fazia e ainda faz parte do cotidiano das pessoas que dançam dentro das suas casas em festas familiares.

  • Dança do Bastão - Tahbit
Já a história da dança do ventre como entretenimento começou no início do século XX, mais precisamente em 1926, quando uma bailarina libanesa chamada Badia Massabni mudou-se para o Cairo e montou o primeiro cabaré de shows, um local voltado para a população que contava com maior poder aquisitivo. Badia tinha em seu casting bailarinas como Samia Gamal e Tahia Karioka. Podemos dizer que estas bailarinas foram as pioneiras da dança do ventre como forma de show estilizado em um determinado ambiente, além de contarem com uma danças sofisticada, com técnicas mais elaboradas e coreografias diversificadas servindo de fonte de estudo até os dias atuais.

Matéria extraída da Revista "Guia das Escolas de Dança" feita pela balilarina e professora de dança do Ventre "Danny Negri"- www.dannynegri.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.