Como buscar o desenvolvimento profissional na carreira de Dança


Nesse artigo vamos descrever os caminhos de formação e oportunidades de carreira para os profissionais da dança no Brasil.

Dançarino é um artista que transmite sentimentos e sensações por meio da expressão corporal, em harmonia com a música. No Brasil, um país com uma grande diversidade de ritmos musicais, a profissão de dançarino é valorizada e reconhecida.

Existem duas formas de se tornar um profissional da dança: a graduação em dança oferecida pelas universidades e a formação em escolas de dança. A diferença entre essas formações está nas possibilidades de atuação. Além do desenvolvimento técnico, a graduação proporciona uma base teórica, preparando o aluno para seguir carreira como pesquisador, professor ou produtor, por exemplo.

O curso de graduação em Dança é voltado para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos nas artes do movimento e pode ser oferecido como Licenciatura ou Bacharelado, com duração de 4 a 5 anos, dependendo da instituição.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui um dos cursos de dança mais antigos do Brasil. Iniciado em 1956, esse curso forma alunos altamente responsáveis e dedicados à profissão. A universidade também foi uma das pioneiras a oferecer mestrado em Dança, sendo o primeiro programa desse tipo criado no Brasil, em 2005.

A grade curricular do curso de Dança abrange disciplinas como Anatomia, História da Dança, Técnicas do Corpo, Sociologia, Cultura e Dança, Teoria e Pesquisa da Dança, entre outras. O curso também exige a realização de um estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.

O Bacharelado em Dança forma profissionais habilitados a participar de espetáculos e a pesquisar novas linguagens na dança. As disciplinas incluem práticas como técnicas de dança, música, voz e acrobacia, além de teoria em áreas como comunicação, expressão, anatomia e psicologia. Já a Licenciatura, que é o tipo de formação mais comum, capacita o profissional para o ensino e inclui matérias específicas para a docência, como fundamentos da ação pedagógica e gestão em ambientes educativos. Na maioria das instituições, os alunos precisam realizar uma monografia ou uma produção artística em Dança para concluir o curso.

Os profissionais formados em Dança têm diversas possibilidades de atuação. Eles podem criar espetáculos, participar de peças de teatro, apresentações em TV e cinema, além de ministrar aulas em escolas de educação básica ou superior. Também é possível seguir carreira como bailarino ou dançarino, para o qual é necessário obter o Registro Profissional do Ministério do Trabalho (DRT), fornecido pelos sindicatos da categoria.

O registro profissional, obtido através de avaliação no Sindicato dos Artistas (SATED) ou no Sindicato da Dança (SINDIDANÇA), requer diploma de curso superior, certificado correspondente às habilidades reconhecidas por lei ou um atestado de capacitação profissional. Em alguns casos, é possível obter um registro provisório válido por um ano.

Vale ressaltar que considerar apenas os profissionais formados em cursos universitários como os únicos detentores de conhecimento na área da dança seria desconsiderar e desqualificar a evolução do ensino da dança no Brasil, especialmente durante a primeira metade do século XX, que foi realizada por artistas de escolas de balé dos grandes centros.

A nova Lei de Diretrizes e Bases amplia a oferta de atividades na disciplina de educação artística. Anteriormente voltada para artes plásticas, agora a disciplina pode incluir aulas de dança e teatro. Outra área com oportunidades é a ação social, com uma forte demanda por profissionais para desenvolver projetos sociais ligados à dança em comunidades carentes. Peças teatrais e musicais na TV costumam contratar bailarinos como preparadores corporais de atores e dançarinos.

Instituições penais e de saúde também costumam contratar bacharéis em dança para ajudar na recuperação e reintegração de adolescentes, crianças e pessoas com deficiências físicas e mentais.

O crescente incentivo à cultura no Brasil impulsiona a demanda por profissionais qualificados e com nível superior. As melhores oportunidades para bailarinos e coreógrafos estão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, devido à intensa produção cultural nessas regiões.

Embora a graduação em Dança ainda não esteja presente em muitas universidades, algumas das melhores instituições do país oferecem esse curso com excelência.

Tecnologia do Blogger.