Ballet Fitness - Emagrece 1500 calorias com desgaste menor que a corrida


Professora que criou a modalidade explica como os movimentos do ballet ajudam a definir o corpo

Uma aula diferente, que mescla passos técnicos do ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões. Assim é o ballet fitness, modalidade criada há 22 anos pela professora Betina Dantas. "O Ballet Fitness é a única modalidade que ajuda a trabalhar a postura, deixa o corpo longilíneo, melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. Além disso, as aulas trabalham a memorização, ajudam a adquirir agilidade, músculos alongados, alinhamento corporal e força abdominal e lombar", afirma.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

O que é o ballet fitness

(Crédito: Thinkstock)
Aula promove perda de peso e definição muscular (Crédito: Thinkstock)
Ela explica que o grande foco dessa prática é o aumento no número de repetições e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. "Todo dia crio uma aula diferente. Elas nunca são iguais umas às outras. Isso ajuda a fugir da monotonia e estimula os alunos", conta.

Como surgiu a ideia

Aos 14 anos, quando sofreu uma lesão no joelho e não pode mais subir na sapatilha de pontas, Betina teve de parar as aulas de ballet por um tempo. Foi então que decidiu criar a nova modalidade. Outro estímulo foi a falta de gosto para a prática de musculação, o que fez com ela procurasse uma nova opção para manter a boa forma. "Decidi usar os movimentos do ballet ao meu favor. Eu sabia e sentia como todos os movimentos e exercícios do ballet trabalhavam o corpo inteiro. E, na minha opinião, físico de bailarina sempre foi o mais bonito e harmônico".


Atividade para definir o corpo

Além de queimar muitas calorias (cerca de 790 calorias em apenas meia hora para quem já está no nível avançado ou mais de 1500 calorias em uma hora de exercícios), a aula de ballet fitness provome, consequentemente, a perda de peso e definição muscular. O gasto calórico foi embasado em um teste realizado por um profissional de medicina esportiva, que monitorou uma aula e constatou todos os benefícios do ballet fitness.

Mais benefícios

De acordo com os testes metabólicos realizados, além de existir menor catabolismo (desgaste) comparado com os mesmos 30 minutos de corrida, houve ainda menor predomínio do tônus simpático (estresse cardiovascular) e maior oxidação de gordura. "Me livrei da esteira! Até então achava que, impossibilitada de dançar, só a corrida me deixaria sequinha e definida", diz.

Segundo Betina, não há uma área que é mais trabalhada do que a outra. "A aula trabalha tudo. Se o aluno frequenta a aula três vezes por semana, por exemplo, vamos trabalhar o corpo como um todo distribuído durante os dias da semana", explica. Ela diz ainda que em um mês já é possível notar diferenças no corpo. "Os resultados são surpreendentes. A aula mescla aeróbio com anaeróbio, trazendo força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade, como poucas modalidades conseguem", afirma.

Quem pode fazer essa aula? Precisa saber ballet?

Para praticar o ballet fitness não é necessário ter conhecimentos de ballet. A diferença é que, quem já pratica, vai acompanhar a aula mais rapidamente. Mas, segundo a professora, não é nada que prejudique quem está começando. O conselho é ter paciência, ânimo, persistência e, acima de tudo, tentar se divertir. "Criei esta aula mais dinâmica, divertida, com músicas animadas e não só clássicas. Senão a aula fica monótona, desanimada e o ballet pode virar um drama em pouco tempo", diz.

O ideal é que o aluno faça de duas a três aulas por semana. "Neste ritmo, certamente é possível substituir a musculação pelo ballet fitness, sem precisar de uma atividade complementar", afirma. A prática só não é indicada apenas para pessoas muito lesionadas, que precisam tomar cuidados e conversar com o seu médico antes de começar.

Fonte: Bolsa de Mulher | Mariana Bueno



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.