Tocantins - Volta ao Brasil em 27 Danças


Olá a todos ! É com grande satisfação que chegamos ao último capítulo dessa fantástica Série - Volta ao Brasil em 27 Danças. Depois de mais de 03 anos deste a primeira matéria desta Série. Seguindo na ordem alfabética dos estados brasileiros chegamos ao final dessa jornada. E como de costume vou falar um pouco sobre esse que é um dos mais novos estados da federação e na sequência as danças folclóricas relacionadas a cultura local do mesmo. Acompanhem logo abaixo.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Tocantins

Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre
O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites Goiás a sul, Mato Grosso a oeste e sudoeste, Pará a oeste e noroeste, Maranhão a norte, nordeste e leste, Piauí a leste e Bahia a leste e sudeste. Ocupa uma área de 277 720,520 km², pouco maior que o Equador, Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. Na bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrela Adhara (ε Canis Majoris).

As maiores cidades do estado são respectivamente: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Juntas, estas cinco cidades abrigavam, em 2009, cerca de 42,22 por cento da população total do estado.7 O relevo apresenta chapadas ao centro, ao sul e ao leste, a Serra Geral a sudeste, a Serra das Traíras (ou das Palmas) ao sul, e a planície do Araguaia, com a Ilha do Bananal, nas regiões norte, oeste e sudoeste. São importantes o Rio Tocantins (incluindo o Rio Maranhão), o Rio Araguaia, o Rio Javaés, o Rio do Sono, o Rio das Balsas, o Rio Manuel Alves e o rio Paranã. O clima é tropical.

As Danças Folclóricas

As danças são riquezas folclóricas do Estado, como as congadas de Santa Rosa, sússia e catira de Natividade, a jiquitaia de Almas e o kupré dos índios Xerente.


Sússia e Jiquitaia 

Também conhecida como súcia ou suça, a sússia é dançada no folclore de cidades como Paranã, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Conceição do Tocantins, Peixe, Tocantinópolis. A dança, provavelmente de origem escravagista, é caracterizada por músicas agitadas ao som de tambores e **ícas. Uma espécie de bailado em que homens e mulheres dançam em círculos.
A sússia na Folia do Divino em Monte do Carmo é dançada ao som da viola, do pandeiro e da caixa. Também é dançada ao som do tambor em outras manifestações populares, como em Natividade.
A Jiquitaia é um passo da dança da Sússia. Dança-se a jiquitaia na Sússia.


Catira 

A Catira é dançada em círculo formando pares que dançam ao som das mãos e dos pés, num sapateado compassado. É comum entre os grupos que fazem parte dos giros das folias de reis e do Divino Espírito Santo. Os Catireiros são músicos repentistas que cantam seus poemas ao som do pandeiro, da caixa e da viola.

Congada 

Na congada existem dois grupos que entram em luta. E a luta do Bem e do Mal. O Bem é representado pelos cristãos. O Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul. O Mal vermelho. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados.
E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros, em todo o Brasil. As violas, o canzá (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores.

Kupré 

Apesar do contato com a sociedade não-índia há mais de 200 anos, os Xerente realizam o ritual Kupré, uma reverência àqueles que em vida foram considerados heróis por defenderem a sua etnia; com suas atitudes guerreiras simbolizam a resistência e a luta de seu povo.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.