São Paulo - Volta ao Brasil em 27 Danças

O Brasil é mesmo um país da pluralidade e cheio de magia. Chegamos ao estado de número 25 na ordem alfabética, um dos maiores estados em força econômica e o verdadeiro coração da nossa nação.

E trago até vocês amantes da dança e caros leitores mais um pedacinho dessa vastidão folclórica para completar nossa Série de postagens: Volta ao Brasil em 27 Danças.

E como não poderia deixar de ser vamos falar um pouco sobre o estado e apresentar um estilo de dança folclórica proveniente da região paulista.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

São Paulo

Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre
São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. Sua capital é o município de São Paulo.

Por ser o estado com o maior PIB, representando cerca de 33,1% do total de riquezas produzidas no país, São Paulo é conhecido como a "locomotiva do Brasil". Além da grande economia, o estado possui índices sociais relativamente bons em comparação ao resto do país, tais como o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.

Com mais de 43,6 milhões de habitantes, o que equivale a cerca de 22% da população brasileira, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superada somente pelos demais estados do país em conjunto e pela Colômbia, e à frente de todos os demais países sul-americanos. Sua população é uma das mais diversificadas da nação e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX, e de portugueses, que descobriram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus no estado de São Paulo; também descende de ameríndios, africanos, além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses e chineses.

Dança Folclórica Cateretê

No ramo folclórico, as principais danças são o bate-pé, o caiapó, o corroiola e o cateretê. Hoje falaremos do cateretê, mesmo porque o estado mais populoso e diversificado do Brasil tem inúmeras danças folclóricas advindas de todos os cantos do país e do mundo.

O cateretê é uma dança rural brasileira conhecida desde eras remotas. Se o nome é tupi a dança apresenta características africanas. Dança-se em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, que evolucionam uns diante dos outros ao som de palmas e bate-pés, sendo o acompanhamento constituído por duas violas. Os violeiros cantam no intervalo da dança e dirigem as evoluções do bailado.

Segundo opinião corrente, a dança é de origem ameríndia, dos povos ameríndios tendo sido aproveitada pelo padre Anchieta (1534-1597) nas festas católicas da catequese. Não há, porém, nenhuma descrição coreográfica de tal cateretê primitivo. As primeiras ligeiras referências a ele datam do fim do século XIX. As descrições minuciosas são todas recentes. A dança se executa sempre em fileiras formadas por homens e mulheres, que se colocam, homens de um lado, mulheres de outro.

O caipira paulista considera que "todas as danças são invenção diabólica exceto o cateretê, porque esta foi abençoada e até praticada por Jesus, quando em sua peregrinação histórica". Para Mário de Andrade, esta superstição é uma sobrevivência histórica. Os jesuítas, no afã de retirar os índios e primeiros mestiços de suas práticas pagãs (sempre coreográficas), teriam enegrecido as danças ameríndias com o anátema divino. Menos o cateretê, que adotaram, substituindo-lhe os textos pagãos por outros católicos em tupi.

Os compositores urbanos de música popular adotaram por vezes o ritmo do cateretê nas suas produções tanto vocais como instrumentais, conservando até mesmo o nome como indicativo do gênero.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.