Homenagem da Google a Martha Graham

Comemoração dos 117º aniversário de Martha Graham
Na página de busca do dia (11/05) o Google nos dá mais uma aula de cultura. Desta feita o doodle (em movimento) faz menção a coreógrafa Martha Graham, uma dançarina e coreógrafa dos Estados Unidos que é conhecida como uma das grandes mentes criativas do século 20. Todos, de Woody Allen a Bette Davis a citam como uma grande influência na dança. Nascida em 11 de maio de 1894, no Condado de Allegheny, Pensilvânia, Marta dirigiu sua companhia até 1991. Morreu em Nova York aos 80 anos.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Na década entre 1920 e 1930, Martha criou um estilo totalmente novo de dança, revolucionando a arte em todo o mundo. O Google procurou retratar algumas das principais ideias inovadoras de Martha no doodle de hoje.


O doodle começa com a figura envolta da lamentação, da assinatura de solo de Graham de 1930. A balairina segue reto com um flip dando movimentação nos cabelos e se torna a essência do Satyric Festival da Canção de 1932. Com um giro sobre os joelhos e um alcance para a frente, a bailarina nos traz a alegria e a reverência para com a terra da noiva em Appalachian Spring. Na sequência um salto feroz, do tronco para a frente, pairando em um famoso Graham “contraction” .O chute alto com um movimento da saia e determinado fim – os pés firmemente plantados, cabeça erguida e foco, um solo de 1935.

A Martha Graham Dance Company é uma das mais conceituadas e antigas companhias de dança nos Estados Unidos. Como professora, Graham treinou e inspirou gerações de grandes bailarinos e coreógrafos. Entre seus discípulos estão Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor, Merce Cunningham e incontáveis outros atores e dançarinos.

A companhia Martha Graham Dance irá reconstruir o famoso espetáculo Nigth Journey para a turnê mundial 2011-2012. A obra-prima fala sobre a história de Édipo e estreou em 1947 e foi um marco do teatro do século 20. A companhia irá recriar figurinos, restaurar conjuntos e ensaiar os movimentos autênticos e revolucionários da mestre Martha Graham.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.