Composição Coreográfica na Dança Gospel


Lendo um artigo do blog: E danças - Escola de danças sacra. Me deparei com um assunto bastante interessante, mais que precisa de uma abordagem um pouco mais profunda. O artigo que li trata de 5 Erros comuns na Composição Coreográfica no Ministério da Dança. Concordo com cada item lá apresentado, mais gostaria de aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

Composição coreográfica eu já expliquei aqui o que é e quais são seus principais itens. Inclusive até escrevi uma série sobre o assunto: Composição Coreográfica - A Série Sugiro sua leitura para um melhor entendimento do que é esse item.
Nesta série sobre composição coreográfica destaco os três principais tópicos necessários para uma boa  composição. São eles:
Outros fatores que devemos estar atentos na ( Dança Gospel - Sua História ) é que essa é uma dança diferenciada, é um movimento, estilo de dança criado para evangelizar. Então nem todos os elementos de criação que vemos no mundo da dança podem ser colocados nesta modalidade sem uma prévia pesquisa e modificação para a realidade gospel.

Figurino

Temos que estar atentos para essa questão com bastante cautela, para que o figurino esteja de acordo com a mensagem que queremos passar, de uma forma tranquila. Tem sim que estar dentro do contexto coreográfico e isso requer muita pesquisa. Hoje em dia, inclusive, temos algumas empresas especializadas nesse seguimento de figurinos voltados aos Grupos de Dança Gospel.

As Cores

As cores também são um item bastante importante e requerem uma atenção especial. O campo de visão das pessoas é um instrumento poderoso. É através da visão que temos pleno contato com o mundo que vivemos e guardamos muitas recordações através disso. Uma composição coreográfica, com um excelente figurino, baseado nas cores certas. Pode trazer uma mensagem impactante para quem esta assistindo o espetáculo e com isso mandar uma mensagem direto a pessoa, fazendo ela guardar aquele momento para sempre.

Objeto Cênico

São instrumentos, adereços e qualquer objeto que participe da cena que esta sendo representada na dança naquele momento. O objeto cênico pode nos auxiliar bastante, e ajudar a passar a mensagem com mais clareza. Mais também temos que tomar os devidos cuidados para que esse item não se sobreponha de maneira negativa, pondo todo o espetáculo a perder. Não podemos perder o foco principal da Dança Gospel, que é de adoração e evangelização.

Iluminação

São várias questões que envolvem o espetáculo, mostra ou coreografia. Uma dessas é a iluminação. Quem souber utilizar esse fator com inteligência trará  para a apresentação um componente a mais.
Muitos não dão importância para essa questão, mas se bem utilizada pode fazer toda a diferença. Pense no conjunto que a iluminação fará junto com o figurino, posicionamento dos dançarinos, movimentação, acentos entre um ato e outro da coreografia. A luz é um objeto cênico poderoso que se bem utilizado trará muita beleza.
Tecnologia do Blogger.