Como se alimentar na Dança.

O alimento é o combustível do corpo, ele nos dá a energia suficiente para realizarmos as várias tarefas do dia a dia. Por esse motivo resolvi falar aqui no Mundo da Dança sobre esse item de bastante importância para nós dançarinos(as).

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_dança

Pirâmide Alimentar - O que é?
As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 1970. Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (o UEDA), montou o primeiro esquema em forma de pirâmide. Nele, incentivava-se a ingestão de carboidratos - como massas, pães e cereais - em vez de gorduras.


Sugestão de leitura: Web Laranja

Alimentação Equilibrada
É importante saber sobre a Pirâmide alimentar porque se baseando por ela podemos ter uma alimentação equilibrada a da maneira mais correta possível. Um dançarino(a) é considerado um artista, mais também é um atleta, porque utiliza o corpo como ferramenta para expressar sua arte. E assim devemos cuidar desse corpo de forma diferenciada, nos comportando como verdadeiros atletas.

Metabolismo do Corpo
Os hábitos alimentares são de extrema importância para quem realmente quer ter um organismo equilibrado e com isso conseguir tirar o máximo de proveito nas atividades da dança. Usamos no dia a dia da dança uma infinidade de músculos, tendões, articulações. O coração é esforçado para que nosso organismo e metabolismo trabalhe de maneira satisfatória. Produzimos vários tipos de hormônios e compostos químicos, para que nosso corpo suporte essa atividade e  ainda assim nos dê prazer de estar realizando aquilo que gostamos.
Todo nosso corpo se transforma para a dança, precisamos que a pressão arterial esteja equilibrada, os músculos com oxigenação adequada e todo o metabolismo em ordem.

Consciência = Resultado
Tudo isso passa por uma boa alimentação. Temos de ter consciência que nossa saúde alimentar é de extrema importância e fundamental para realizarmos a atividade da dança. É dessa consciência que conseguiremos realizar com maior grandeza e facilidade todos os desafios que a dança proporciona e colhermos bons frutos dessa atividade. Tendo real satisfação em exercer essa prática cultural com um resultado ótimo para a dança e principalmente para a saúde.


Ciclo Vicioso. Cuidado!
Descansar é importante, porque uma pessoa bem descansada consegue realizar um metabolismo de maneira mais homogênea, não gerando ansiedade. A ansiedade é um fator bastante complicado, pode nos levar a se alimentar mal e descansar mal também, causando um efeito cascata no organismo. Temos que estar atento para não criar um ciclo vicioso. O ciclo vicioso é quando fazemos alguma coisa que desencadeia outra e outra. Prejudicando de maneira global todo nosso organismo e também nossas atividades e rotinas. Temos que estar atentos para não cair em ciclos viciosos que de várias formas maltratam e prejudicam nossa saúde e nossas atividades enquanto atletas da dança.

Considerações Finais
Estarei sempre escrevendo sobre matérias de uma maneira ampla aqui no Mundo da Dança. Tudo isso com o intuito de ajudar nossa categoria a desenvolver cada vez mais nossa atividade de maneira melhor e muito mais satisfatória. Recomendo também que leiam um de meus artigos: Alimentação Saudável.

Um comentário

Sabrina disse...

Dia 26/05 acontece em São Paulo o workshop “Ritmo é a Cura – Dança e Percussão” que apresenta uma série de rituais de danças e músicas folclóricas do Sul da Itália relacionadas a à tradição da tarantela: http://goo.gl/VmyNV

Tecnologia do Blogger.