Tributo a Alicia Alonso

Estou trazendo essa matéria de reportagem com o intuito de divulgar este evento que irá ocorrer em Paulínia, com uma significativa importância. O mundo da dança comemora este ano o 90º aniversário de vida da bailarina de Cuba, Alicia Alonso, com muitas homenagens nos principais templos desta arte, como a Ópera de Paris e o Teatre Ballet de NY, entre outros.

Não deixe de prestigiar esse acontecimento aqui em Paulínia - Região Metropolitana de Campinas.
Posteriormente, colocarei aqui uma postagem sobre este ícone do ballet:
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

II Pas de Cuba, em Paulínia

Bailarina cubana é homenageada durante evento no Theatro Municipal, às 20 horas do dia 31 de julho de 2010, com entrada franca;
No Brasil, a II Gala Pas de Cuba celebrará a data com um Tributo à grande diva do ballet cubano, no dia 31 de julho, no Theatro Municipal de Paulínia, às 20 horas, um dos mais importantes do interior do Estado de São Paulo, com capacidade para 1.300 lugares. 

A Gala Pas de Cuba é resultado de um curso intensivo de inverno, com o mesmo nome, o único no país, ministrado por mestres do Ballet Nacional de Cuba, que se realiza anualmente no mês de julho, na cidade de Campinas.

O II Pas de Cuba reuniu este ano mais de cem bailarinos provenientes de vários estados brasileiros, além de São Paulo, como Ceará, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Minas e Distrito Federal. E mais uma vez, o Pas atraiu alunos do exterior, como da School Dance, Arts e Musica of Norwalk e Joffrey Ballet School, ambas de NY.

Foram mais de 50 academias de ballets representadas no curso. Além do curso, aconteceu também uma aula laboratório de ballet clássico com alunas do departamento de dança da Secretaria de Cultura de Paulínia, com o objetivo de avaliar como as crianças reagem ao método. A aula foi ministrada pela bailarina e professora Carolina Alonso e supervisionada pelo mestre convidado do evento, Roberto Rosa. "Foi uma experiência bastante importante para as crianças", diz a diretora do departamento de dança de Paulínia.

Realizado pela Perfil Produções, o evento contará com a presença do bailarino principal do BNC, Félix Rodríguez, do também professor da Escola Nacional de Ballet de Cuba, Miguel Rodríguez, e da ex-bailarina Sahylly Prasmanes, que por dez anos atuou naquela conceituada companhia cubana, além do mestre Roberto Rosa, do Centro Pro Dança de Cuba. 

"A homenagem não seria completa - explicou Bernadete Faria, promotora do evento - se o espetáculo não fosse de portas abertas, ou seja, entrada franca, para que o maior número possível de pessoas tenha acesso a esta arte tão popular naquela ilha caribenha e ainda muito distante do cotidiano de nós brasileiros."

SERVIÇO:

Theatro Municipal de Paulínia
Endereço: Av. Prefeito José Lozano de
Araujo, 1.551
Tel.: (19) 3933-2140

www.culturapaulinia.com.br

II Pas de Cuba
Data: 31 de julho
Horário: 20horas
Classificação etária: Livre
Duração: 1h15
Gênero: Ballet
Entrada Franca

Aproveite para estudar um pouco sobre esse universo tão fascinante que é a dança. Faça seu comentário aqui no blog a deixe sua homenagem a essa bailarina espetacular.

2 comentários

Roger de Souza disse...

Como não poderia deixar de ser, fui prestigiar o espetáculo que homenageia esta grande bailarina. Coreografias maravilhosas, figurino perfeito e ótimos bailarinos. Uma homenagem sem dúvida muito bonita. Mas a organização durante a entrada do espetáculo e no interior do Teatro Municipal de Paulínia deixou a desejar por não ter segurança suficiente no interior do prédio e desorganização na entrada para a platéia. Fora isso as apresentações começaram no horário e foram perfeitamente desenvolvidas de maneira harmoniosa e sublime. Parabéns aos Bailarinos e Coreógrafos pela belíssima execução das danças.

Bernadete Faria disse...

Ficamos felizes em saber da satisfação do público em relação ao nosso espetáculo. Foi uma homenagem a uma grande figura e tudo feito com muto amor à esta arte que ela elegeu como sua vida.
Um abraço,
Bernadete

Tecnologia do Blogger.